EMENTA

O conceito de ética e cidadania tem como objetivo desenvolver no cidadão a prática da reflexão sobre conceitos e valores e promover uma conscientização da importância da compreensão da ética e vivência da cidadania no mundo contemporâneo.
Não apenas isso, mas a seus conceitos, aliados à prática constante dos mesmos, fornece subsídio suficiente para compreender a função e a importância da ética e cidadania enquanto valores agregados, bem como investigar a origem e importância da ética nas questões que envolvem cultura, identidade e permeiam as relações sociais, políticas e empresariais no mundo contemporâneo.
Por fim, seu estudo fornece instrumentos crítico para a análise dos principais dilemas éticos do mundo contemporâneo, particularmente aqueles relacionados às organizações e seu comportamento atual.

Trabalho Relativo ao Projeto Integrador

O trabalho, relativo ao Projeto Integrador, desenvolvido na área de Ética e Cidadania, engloba a ética empresarial e organizacional, sua evolução ao longo dos anos, bem como fornece um caso específico para ser refletido, acera de uma organização que, consciente dos seus atos, escolheu trilhar um caminho pautado na falta de ética, manipulação da verdade e dos fatos, assim causando prejuízos estratosféricos a colaboradores, clientes e sociedade em geral. Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Seria a ação "reguladora" da ética agindo no desempenho das profissões, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão.
A ética profissional estudaria e regularia o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua profissão.

Ela atinge todas as profissões e quando falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos.
Assim temos a ética médica, do advogado, do biólogo, etc.

Acontece que, em geral, as profissões apresentam a ética firmada em questões muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. Questões como o aborto, pena de morte, seqüestros, eutanásia, AIDS, por exemplo, são questões morais que se apresentam como problemas éticos - porque pedem uma reflexão profunda - e, um profissional, ao se debruçar sobre elas, não o faz apenas como tal, mas como um pensador, um "filósofo da ciência", ou seja, da profissão que exerce. Desta forma, a reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana.

Sendo a ética inerente à vida humana, sua importância é bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam.

A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

A Ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, "o agir" da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: "o que é" o homem e "para que vive", logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética. (MOTTA, 1984, p. 69)

Constata-se então o forte conteúdo ético presente no exercício profissional e sua importância na formação de recursos humanos.

Reciclagem do Lixo Eletrônico (arquivo extraido do site do SEBRAE).