EMENTA

Muitos anos se passaram desde os primórdios da história da computação, mas apesar de já termos vivido vários paradigmas de programação, existe uma base de conhecimento que não mudou e não mudará nunca – a Lógica de Programação. A Lógica de Programação é a associação do pensamento como uma fórmula, e não a sintaxe pré-definida da mesma. O saber da Lógica está no “praticar” o Raciocínio.

Não existem “fórmulas” em Informática, o que existe é o aperfeiçoamento de nossa forma de pensar e raciocinar sobre um problema, podendo extrair do mesmo uma solução eficiente e eficaz, sob um determinado ângulo de visão. Assim, verificamos que é preciso aprender a pensar sobre os problemas, extraindo deles o máximo de informações. E, nesse contexto, a disciplina de Laboratório de Progrmação vem suprir essa necessidade da prática do pensamento lógico, aplicado em uma linguagem de programação, gerando os aplicativos e programas de computador que já fazem parte do nosso dia-a-dia.

O trabalho, relativo ao Projeto Integrador, desenvolvido na área de Laboratório de Programação, envolve transformar a solução computacional, algoritmizada na disciplina de Lógica de Programação, em um executável, utilizando das linguagens de programação C e Java.